terça-feira, 19 de abril de 2016

PFF: como funcionam os play-offs de acesso e descenso no futebol holandês?

Robert Molenaar, técnico do campeão de período Volendam, pensa numa maneira de entender a Nacompetitie pelo acesso (fcvolendam.nl)

Como prometido, o Espreme a Laranja fará uma apresentação do regulamento da temida Nacompetitie, nome dado aos play-offs de acesso e descenso entre a Eredivisie (primeira divisão) e a Eerste Divisie (segunda divisão). Só que um texto regular talvez aumentasse o nó ainda maior na cabeça do estimado leitor. Sendo assim, o blogueiro/faz-tudo decidiu explicar com perguntas e respostas.

Não foi por causa da preguiça?

Pode até ser. Mas representa uns 2%. Senão, não estaria escrevendo às 22h40 de uma segunda-feira.

E por que PFF?

Sigla para "perguntas frequentemente feitas". Tradução apropriada ao anglófono "FAQ", não acha?

Então, como começa a explicação?

Primeiramente, bom lembrar: o campeão da Jupiler League garante o acesso à Eredivisie, e o último colocado da primeira divisão é rebaixado diretamente.

Duas coisas. 1) O que é Jupiler League?

É o "nome fantasia" da Eerste Divisie. "Jupiler League" é por causa da Jupiler, cervejaria holandesa que patrocina o campeonato.

2) "Sério" que o campeão da segunda divisão sobe direto e o último da primeira divisão cai direto? Não sabia!

Não exagere na ironia. Isso é muito desagradável.

E você, não exagere nos melindres e "mimimis". 

Tudo bem. Começarei a explicar o sistema de disputa dos play-offs. Bom lembrar que não podem subir à divisão de elite nem Jong Ajax ou Jong PSV (times de aspirantes desses clubes), nem Achilles '29 (é clube amador).

(Soa o "Coro de Aleluia", de Haendel)

Sendo assim, os play-offs são compostos por dez times participantes: 16º (antepenúltimo) e 17º (penúltimo) colocados da Eredivisie, mais os quatro "campeões de período" e os quatro melhores colocados da segunda divisão que não são campeões de período.

E o que diabos é "campeão de período"?

Bem, a Eerste Divisie tem 38 rodadas. Dessas rodadas, 36 são divididas em quatro períodos, com nove jogos cada um. Quem pontuar mais em cada período vira o "periodekampioenen" (em holandês, "campeão de período"), e garante lugar nos play-offs.

E se um "campeão de período" for o campeão da segunda divisão?

Aí, depende de quantos períodos o campeão ganhou na temporada. Se ele ganhou mais de um, o período seguinte terá como campeão o segundo colocado dentro dele.

Mas o campeão da segunda divisão fica com o primeiro título de "campeão de período" que conquistou?

Sim.

E quem vai para a Nacompetitie é o segundo colocado do período que ele ganhou, certo?

Errado. Aí, entra outro melhor colocado a não ter sido campeão de período.

Absurdo! Só dificultam...

Sim, dificultam. Mas continuemos. Fora os campeões de período, entram os melhores colocados a não terem ganho período na segunda divisão. Aí, quatro times vão para a primeira fase dos play-offs: os quatro piores colocados na temporada regular da Eerste Divisie, sejam "periodekampioenen" ou não.

Quer dizer que, hipoteticamente, um time pode ganhar o primeiro período e ficar nas últimas posições da tabela pelo restante do campeonato, que disputará a vaga na primeira divisão?

Sim. Reconheço que é absurdo. Pelo menos até esta temporada, não há rebaixamento da segunda divisão para a terceira no futebol holandês. Mas se você lê o Espreme a Laranja, sabe que isso mudará a partir de 2016/17.

Ah, eu leio às vezes - bem às vezes, quase nunca, para ser sincero. Vê lá se eu vou ler sobre futebol holandês?! 

Conhecimento nunca é demais, seja sobre o que for.

Bem, continue.

Na primeira fase, aqueles quatro piores colocados jogam: duas chaves de dois, ida e volta, com gol fora de casa, disputa de pênaltis em caso de empate e todos os critérios conhecidos. E os vencedores vão para a segunda fase.

E como é a segunda fase?

Oito times: os dois classificados, mais os quatro times melhor colocados na tabela regular da Eerste Divisie (lembre-se, "campeões de período" ou não), mais os dois vindos da Eredivisie (16º e 17º colocados, rememoro). Quatro chaves de dois, jogos de ida e volta, os critérios todos... e os quatro vencedores, enfim, decidem as vagas na Eredivisie/Eerste Divisie.

(Novamente, soa "Coro de Aleluia", de Haendel)

Aí fica fácil: duas chaves de dois, ida e volta. Quem ganhar, sobe (caso esteja na segunda divisão) ou fica na Eredivisie. Quem perder, é rebaixado (ou fica na Eerste Divisie). Entendeu?

Acho que entendi. Só me diz quem já está garantido nos play-offs, nesta temporada, por favor. Sim, eu sei que o Sparta Rotterdam já garantiu o acesso, como campeão da Jupiler Divisie... ops, Eerste League... ops, Eerste Divisie!

Perfeitamente. As posições na tabela podem mudar (estamos na 37ª rodada), mas estão lá:

Como "campeões de período"
Volendam (campeão do primeiro período - 1ª a 9ª rodada)
FC Eindhoven (vice-campeão do terceiro período - 19ª a 27ª rodada -, entrou porque o Sparta Rotterdam ganhou o terceiro período, sendo que já ganhara o segundo)
Almere City (campeão do quarto período - 28ª a 36ª rodada)

Como melhores colocados
VVV-Venlo (2º colocado da temporada regular)
NAC Breda (3º colocado da temporada regular)
Go Ahead Eagles (5º colocado da temporada regular - o FC Eindhoven está em 4º lugar)
FC Emmen (6º colocado da temporada regular)
MVV Maastricht (8ª colocado da temporada regular - o Volendam está em 7º)

Pela Eredivisie, você sabe, ainda está indefinido. No momento, Willem II (16º lugar) e De Graafschap (17º) estariam na Nacompetitie. Entendeu?

Isso só o leitor poderá dizer...

Um comentário: